Este projeto foi iniciado em junho de 2011, com aulas de Canto Coral e Teatro visando o resgate da cidadania, ressignificando as formas de comunicação do indivíduo na sociedade, propondo discussões de temas relacionados à problemática social na qual os integrantes do projeto estão inseridos.
O projeto nasceu em 2011 com a parceria entre a igreja evangélica Missão Praia da Costa e o Sr. Marcelo Gouvêa, então diretor do Presidio Semiaberto do Xuri, cujo sonho acalentado há tempo foi apresentado, desenvolvido e realizado. Começaram então as atividades de recrutamento de voluntários entre os membros da Missão e montou-se uma equipe de profissionais com experiência na área artística e social.
Iniciou-se então a fase de implementação das bases do que seria mais adiante um projeto profissional, sob a gestão desta Operartes, contando com o apoio de entidades sociais, sob o patrocínio de empresas visionárias, decididas em ser parte ativa da transformação social pela arte.
Ações que promovem o processo reflexivo sobre a cidadania e sobre a liberdade, momentos lúdicos e de relaxamento, crescimento cultural e humano, fortalecendo a autoestima do grupo e do indivíduo. Estas ações são desenvolvidas com os internos do presídio, de características educacionais e culturais heterogêneas, uma vez que são indivíduos com níveis de escolaridade distintos.
No momento das oficinas, tanto a diversidade cultural quanto a étnica ficam expostas em um mesmo espaço físico. Tais diferenças são então trabalhadas junto com as atividades artísticas propostas, que pressupõem necessariamente a participação de todos.
Canto Coral - Realizamos atividades dinâmicas para motivar e preparar os alunos. Estas atividades enfatizam a socialização do indivíduo, seu relaxamento corporal e a valorização de cada detento como peça fundamental na engrenagem do grupo.
As aulas têm como conteúdo básico atividades de aquecimento vocal, afinação, técnica respiratória e repertório - o CANTAR propriamente dito - contextualizando, através de estudos dirigidos, os conceitos de solidariedade, socialização e de cidadania.
Teatro – As aulas são realizadas através da prática de dinâmicas e exercícios teatrais, tendo como conteúdo a história do teatro, as técnicas específicas, o respeito do indivíduo para consigo mesmo e para com os outros, o saber ouvir para ser ouvido, entre outras.
Artes Visuais - Nas aulas os reeducando aprendem os conceitos básicos das Artes visuais e aprimoram o talento nato e aprendem novas técnicas, além de desenvolverem o estilo autoral em suas obras.
Artes Visuais - Nas aulas os reeducando aprendem os conceitos básicos das Artes visuais e aprimoram o talento nato e aprendem novas técnicas, além de desenvolverem o estilo autoral em suas obras.
operartes@gmail.com +55 27 3033-0470 / 27 8854-1828
Arte pela vida
Arte pela vida